30.10.04

As Catacumbas

As catacumbas são locais míticos da história cristã! Talvez as hagiografias tenham exagerado um pouco o seu papel, mas elas subsistem como monumento ao heroísmo daqueles que souberam valorizar aquilo em que acreditavam sobre o conformismo de uma sociedade que, a par das suas numerosas virtudes cívicas, cultivava práticas profundamente desumanas.
Nas catacumbas dá-se o crescimento, subterrâneo, da árvore que acolheu à sua sombra a humanidade ao longo de mil e quinhentos anos. Já tentaram cortá-la, queimá-la, destruí-la de diversos modos. Mas ela resiste com a força sobrenatural, com a força que lhe vem da semente, com a vida que lhe vem do sangue dos mártires!
Agora, sendo impossível aniquilá-la, decidiram tapá-la, cobri-la para que não se vejam os seus frutos. Mas são esses frutos que continuam a alimentar a humanidade, a sustentar os pobres, os fracos, os oprimidos, as vítimas de todas as violências...
A árvore, tapada, está como a semente nas catacumbas! Há que trabalhar silenciosamente para que, continuando a crescer – com a força que lhe vem da semente, com a vida que lhe vem do sangue dos mártires – os seus ramos consigam ultrapassar os limites que lhe puseram, e volte a apresentar-se, viçosa, à humanidade: e as aves do céu farão nela os seus ninhos! E os animais da terra encontrar-se-ão, novamente, sob a protecção da sua sombra.

0 Comentário(s):

Enviar um comentário

<< Home