30.10.04

As Catacumbas II

As catacumbas eram o nome que nós dávamos à parte antiga da escola em que andei. Eram uma série de corredores e escadarias estreitas, no edifício de um antigo colégio. Ali, tudo contrastava com a repetição modular dos edifícios novos: nas catacumbas, cada corredor era diferente; as escadas não se repetiam; num andar, havia um átrio enorme; noutro, uma série de pequenos cubículos; cada sala tinha um pé-direito diferente; e as janelas eram altas e estreitas. Como nós éramos pequenos, não chagávamos às janelas, e tudo nos parecia mais subterrâneo; e a altura dos corredores dava-lhe um ar de estreitas galerias.

Quando, esta manhã, ocorreu o nome, não me lembrei das catacumbas da escola. Só agora as recordei, e recordei como a nossa imaginação – ninguém fora a Roma – correspondia tão bem à realidade que, há alguns anos atrás, tive a ocasião de visitar.

As catacumbas eram o meu lugar preferido da escola (também isto não me ocorreu de manhã). Porque aí, longe da monotonia modular dos edifícios novos, cada um encontrava o seu lugar!

0 Comentário(s):

Enviar um comentário

<< Home