17.7.05

Que Seca!

Perante a situação de seca que atravessamos, toda a gente olha para o Estado como uma espécie de companhia de seguros dos agricultores. Toda a gente, desde o transeunte apanhado de surpresa pela repórter até ao senhor Ministro da Agricultura!
A agricultura é um investimento: em alguns anos corre bem, noutros menos bem! Só que tantos anos de "apoios" já fizeram com que os agricultores se esquecessem de que a sua função não é recolher talões de subsídio na Direcção Regional da Agricultura da sua área de residência, mas pôr a terra a render!
Eu ainda entendo apoios para a pecuária (se bem que preferia seguros em vez de subsídios). Agora: não entendo porque é que um agricultor vai receber se a terra não produziu! Imaginem que o governo anunciava apoios à banca devido às crises nos mercados causadas pelo terrorismo?
O Estado não é o pai-de-todos: boas leis, justiça e segurança, eis o que o devia preocupar! Se isso acontecesse, não só o défice seria bem menor, mas também não se assistiria ao desgaste de governos que se torna inevitável quando a utopia chega ao ponto de pretender controlar o clima!

0 Comentário(s):

Enviar um comentário

<< Home