31.3.05

Insurgências

Há alguns dias figura nas Partidas das Catacumbas O Insurgente. Porquê?
Em primeiro lugar, para agradecer a’O Insurgente a colocação das Catacumbas nas suas listas que, segundo creio, se deve ao João.
Depois, porque já antes do aparecimento d’O Insurgente acompanhava os textos do mesmo João no Valete Fratres, do Picuinhas e do FCG no Picuinhices e do AAA na Causa Liberal.
O Insurgente é um blog claramente liberal, do liberalismo clássico filiado em Adam Smith ou John Locke e recuperado no século XX por Hayeck. Algumas posições aí defendidas são claramente contrastantes com posições das Catacumbas, nomeadamente o tratamento de alguns dos insurgentes sobre a doutrina e a moral católicas ou alguns aspectos de doutrina social. Mas a sua defesa sincera da liberdade permite um diálogo que seria impossível com os radicais quer da esquerda quer da direita.
Para as Catacumbas há quatro ou cinco dogmas (os contidos no Credo). Em tudo o resto vemos a liberdade não como um mal necessário, mas como um talento, um dom divino. Omitir um dos melhores blogs portugueses não seria ser mais papista que o Papa: seria ser mais teísta que Deus.

0 Comentário(s):

Enviar um comentário

<< Home