21.4.05

Deus é mais corajoso que os homens!

Estas as palavras que me occoreram quando o cardeal Somalo exclamou: “Ratzinger!”

Na noite de ontem, a RTP mostrou uma breve entrevista ao então Cardeal Ratzinger. Brilhante: aquele homem não se repete, não hesita, reformula as questões mostrando porque estão mal colocadas, e responde-lhes com a simplicidade e quem meditou longamente o vastíssimo leque dos problemas da humanidade. E a simplicidade: um optimismo sobrenatural, uma alegria, uma compreensão dos problemas dos homens, uma consciência claríssima das dificuldades de uma Igreja constituída por pecadores! O contrário do Inquisidor autista e de perspectivas limitadas em que tantas vezes nos quiseram fazer acreditar.

Eu já tinha lido O Sal da Terra! Não duvidava da santidade de vida do Cardeal Ratzinger. No entanto, humano e limitado como sou, envergonhado e temente do confronto, cheio de respeitos humanos, achava que não deveria ser o Papa… Zombava dos jornais que o apresentavam como principal papabile! Mas vieram as suas homilias no período de Sede Vacante; e a ternura – não apenas o respeito, mas a ternura – com que recebeu os que serviam nas cerimónias desses dias; a cumplicidade com a multidão que gritava Santo Subito! Que o escolham, pensei sem esperança!

E depois, Somalo a dizer: “Ratzinger!” Não queria acreditar! Nunca pensei que os Cardeais tivessem coragem para eleger o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé para suceder a João Paulo II. Só me pôde ocorrer, então, esse pensamento: Deus é mais corajoso que os homens! Os cardeais, como se ouvissem João Paulo II, não tiveram medo! Não tiveram medo de arriscar contra o politicamente correcto, que exigia um Papa moderado. Obviamente que não esperava a eleição do Cardeal Martini, mas de algum outro que, sendo sólido na doutrina, estivesse menos marcado por uma opinião publicada menos negativa.

Mas os cardeais conhecem Ratzinger melhor do que eu! Conhecem a sua simplicidade: sabem – como disse D. José Policarpo – que “ele não é apenas apreciado, mas estimado!” Sabem que não precisará de desvirtuar a fé para conquistar os corações dos Homens! (Afinal, também aquele que o nomeou Prefeito não necessitou de o fazer) Os cardeais sabem que é uma luz num mundo cheio de sombras. Sabem que ele só é um conservador para os que, ontem em Portugal e hoje em Espanha, só sabem ver progresso no desbragamento da vida social!

0 Comentário(s):

Enviar um comentário

<< Home