7.4.09

IRS

É isto todos os anos:

- como não necessitei de ir a hospitais...
- como não beneficiei de comparticipações nos medicamentos...
- como não frequentei nenhuma escola...
- como não tenho dependentes a meu cargo em nenhuma das situações descritas...
- como declaro ao Estado todos os meus rendimentos...

... toca a pagar mais uma batelada de IRS! Chego a pensar que mais me vale uma doença daquelas que eximem do pagamento de impostos!

Simultaneamente, é engraçado que o livro de história dos meus alunos diz que era terrível a carga fiscal exigida pelos senhores da Idade Média. Pois eu, na nossa sociedade livre dos atavismos medievais, se juntar ao IRS e às comparticipações obrigatórias o IVA e o ISP, creio que estou pior que qualquer jornaleiro do século XIV.

1 Comentário(s):

Anonymous rgg escreveu...

Concordo que a carga fiscal - nomeadamente em IRS - é exagerada. Também concordo que alguma da discriminação positiva prevista na lei fiscal para os mais desfavorecidos acaba por ser utilizada no planeamento dos mais abastados.

Mas relembro que, apesar de tudo, existem vários factores a ter em conta... e, no caso que julgo ser o concreto:

1) Os medicamentos, mesmo quando não comparticipados, podem ser deduzidos (desde que tenham IVA a 5%, ou sendo a 20%/21% exista receita médica);

2) Os donativos no âmbito do mecenato social e outros também são passíveis de benefício;

Aliás, a DGCI preparou uma brochura bastante util e que se encontra no Portal das Financas.

Boa Pascoa!

13 de abril de 2009 às 12:58  

Enviar um comentário

<< Home