15.4.09

Despropósito a propósito de um comentário ao IRS

É curiosa a referência ao "mecenato social" no comentário de RGG à desilusão de Pedro F. sobre o seu IRS.

Falava uma vez com o director de uma instituição de estudos superiores de empresas sobre mecenas para restauro de peças de museu... a sua resposta foi curiosa: mas alguém tem interesse nisso?


Ainda que os retornos em IRC possam chegar aos 130%, não deixa de ser estranho que tão pouco mecenato exista em Portugal!

3 Comentário(s):

Anonymous RGG escreveu...

Não tenho muita disponibilidade de tempo para me expandir sobre o assunto, mas... mecenato social é diferente de mecenato cultural (nem que tudo se reduza a uma questão de códigos a inserir nos campos).

Ora, os incentivos a restauros de peças de museu será enquadrado neste último. E, sim, pode ser verdade que não tenha muito interesse nem para os invidivuais, nem para as PME's... mas penso que todos temos na memória os grandes cartazes de determinado banco junto ao Museu Nacional de Arte Antiga... Portanto, algum interesse terá, e ultrapassará o fiscal em sede de IRC...

Quanto ao mecenato social, aqui se incluem todas as contribuições que desinteressadamente (aí estou de acordo: poucos haverão que tenham interesse nisto) alguns de nós vão dando a instituições válidas para estes efeitos. Seleccionando a ajuda da Modelo 3, consegue-se perceber melhor esta questão.

20 de abril de 2009 às 10:57  
Anonymous RGG escreveu...

Esqueci-me de algo fundamental no meu comentário anterior: agradecer a menção e a oportunidade de ter algum feedback ao curto texto que tinha deixado.

Aproveito, aliás, para dar os parabens pelo blog.

20 de abril de 2009 às 10:59  
Blogger Francisco Faure escreveu...

Caro RGG,

bem sei que mecenato social não é o mesmo que o mecenato cultural. Daí que o meu título fosse "um despropósito a propósito de..." e não, somente, "a propósito de..."

Eu contei a minha experiência... Posso garantir-lhe que alguns dos bancos que contactei me disseram que só faziam mecenato social. Dos outros, não obtive nada (mas não trabalho no MNA)...

Já agora, obrigado por ler o Blog!

20 de abril de 2009 às 16:46  

Enviar um comentário

<< Home