28.3.08

O fim do divórcio litigioso

Em portugal, é mais fácil divorciar-se de um cônjuge dedicado que despedir um colaborador incompetente... Confirmação de que o ordenado interessa mais do que a família?

27.3.08

A aprendizagem lúdica...

Antes de mais: a atitude da aluna do vídeo mais célebre das últimas semanas é absolutamente condenável...
No entanto, não me parece que a professora tenha actuado bem... Não por ter tirado o telefone - acho que fez muito bem em fazê-lo !- mas por ter chegado a uma posição de medição de forças com uma aluna. Segundo o Público de hoje, vimos também a saber que a professora
autorizou os alunos a manterem os telemóveis ligados, permitindo-lhes que ouvissem música.
Afinal, aquela aula já era um recreio muito antes do recontro com a professora...

21.3.08

Sexta-feira Santa

Que surpresa encontrar-Te ali
afundado no fracasso!

(Juan Luis Lorda, O Sinal da Cruz, VIII)

No tempo da história, Cristo percorre agora uma nova Via Dolorosa. Os homens traíram-no novamente: recusaram-se a aceitar o seu ser Deus... Mas a memória dos seus milagres permanece e, por isso -não vá alguém ter a veleidade de O recordar- silenciam o seu Corpo Místico e recordam apenas as fraquezas humanas da Igreja... E voltam a clamar: Crucifica-O! E voltam a arrastá-lo como um criminoso pelas vias dolorosas deste mundo! E cospem-lhe! E batem-lhe! E flagelam-no por todos os lados! E coroam-no com espinhos! E arrastam-no para a cruz...

No tempo da história, encontramos-Te de novo afundado no fracasso. Qual o nosso lugar nesta deixa? Judas, o traidor? Anás e Caifás, os guias cegos? Pilatos, o homem do consenso? Pedro? Simão? João? Maria?

No tempo da história, que o Teu aparente fracasso não nos impeça de vislumbrar o Teu triunfo!(Rogier van der Weiden, Descida da Cruz, Museu do Prado)

20.3.08

Quinta-feira Santa

Como um personagem mais...
Os discípulos conheceram bem Jesus-Homem-Prodígio; conheceram bem Jesus Condenado; conheceram bem Jesus Glorioso... Por isso perceberam bem o significado da Paixão!

9.3.08

O Sonho de Estaline

90.000 professores é muito professor... No entanto, mais que a sua oposição à ministra, choca-me a sua união com ela: então não é terrível ter 90.000 professores a defender a escola pública (leia-se, estatal) para todos?