30.5.06

O Deus da Razão

The God in whom we believe is a God of reason - a reason, to be sure, which is not a kind of cold mathematics of the universe, but is one with love and with goodness.

(Discurso do Santo Padre na visita ao campo de Auschwitz-Birkenau, 28 de Maio de 2006.)

28.5.06

A Inglesa e o Duque (reeditado)

Vós pensastes conduzir a Revolução, mas foi a Revolução a conduzir-vos onde
nunca pensastes que podia levar-vos.
Algum crítico disse que Eric Rohmer, em A Inglesa e o Duque, se afastava para nos aproximar. Afasta-se de uma visão verista da Revolução Francesa para que, através de um leque reduzido de personagens, entendamos a complexidade do fenómeno. A cena acima retratada é uma extraordinária abordagem da morte do rei, que sumariza a abordagem característica de todo o filme... a ver e rever!

26.5.06

[Caspian] - Quem me dera descender de gente mais honrada.
[Aslan] - Tu descendes de Adão de Eva. E isso é honra suficiente para fazer erguer a cabeça do mais pobre dos mendigos e vergonha suficiente para vergar os ombros do maior imperador do mundo.
(C. S. Lewis, O Píncipe Caspian)


13.5.06

Novas Partidas

Em agradecimento à visita da m, figura a partir de hoje, nas partidas das Catacumbas, O Dedo Mindinho, que primeiro conheci através do j. Não é destes blogs que se actualizam todos os dias, mas creio que vale a pena passar por lá, às vezes, para ler as "impressões mindinhas daquilo que nos enche e esvazia".

5.5.06

Admirável mundo novo

Postar wireless directamente de um PDA!