16.4.08

Padrão negativo

Já lá vai um mês dos eventos do telemóvel da escola Carolina Nichaëlis. Nestas semanas, o acontecimento foi tema de numerosos comentários, telejornais, debates e conversas de café. Na minha caixa de e-mail recebi cinco vezes o vídeo de um professor a destruir um telemóvel de um aluno que estava a falar durante uma aula, numerosos forwards sobre como lidar com a indisciplina nas escolas...
De repente, o tema da indisciplina tornou-se um tema nacional e houve Direcções Regionais da Educação que emitiram circulares sobre o assunto... Os lóbis habituais falaram da necessidade de criar mais comissões e mais equipas de psicólogos para acompanhar os professores e os alunos.
Agora, que passou mais de um mês, já temos outros assuntos com que ocupar-nos.
No fim de contas o que é que sobrou? Muito pouco: talvez a ideia de filmar cenas caricatas com os professores para alegria dos colegas no youtube. E, para não variar, voltou a falar-se da educação e do sistema educativo apenas na perspectiva do que ele tem de mais crítico e abjecto.
Em Portugal há escolas estatais e privadas que são exemplos de sucesso no modo como lidam com a disciplina, como incentivam os alunos a trabalhar, como contrastam com o marasmo reinante. Quando perderemos um mês a tê-las como abertura dos telejornais?

4.4.08

Ooops!!!

No cumprimento da lei, a professora do 9º C, acompanhando a turma em visitas de estudo, deverá usar colete reflector homologado, bem como raquetas de sinalização no atravessamento dos arruamentos...